quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Incontinência Urinária - Parte I



 
 

 

Desenvolvimento, Sensações, Motivação, Aprendizado, Condicionamento, Memória e Envelhecimento.
                     


                
Diz-se que o filhote do homem é o mais prematuro dos seres, pois ao nascer seu sistema nervoso é imaturo e não dispõe de motricidade coordenada.
As reações corporais no recém-nascido são globais, o que quer dizer que quando estimulado, responde com o corpo como um todo; aliás, todos os sistemas corpóreos ainda são bem primários, mas vão se amoldando de acordo com o próprio desenvolvimento.
 As ações se dão de maneira reflexa até aproximadamente os oito meses; as cadeias musculares agem divididas em regiões hipertônicas em contraste com outras hipotônicas. A sucção e a orientação da boca são as únicas atividades coordenadas depois do nascimento, contudo impulsionada pela fome.
Imagine que durante nove meses o feto cresce dentro d’água no útero da mãe, no centro de um universo onde é aquecido e alimentado, aconchegado e protegido, contido pelo corpo materno. Mas, apesar de estar no “nirvana” o útero passa a ficar apertado, e o nascer é uma atitude saudável já que é um pulsar para a vida; ficar significaria a morte. Na hora de seu nascimento, quando passa para o mundo externo, o seu sistema respiratório se modifica: de braquial para pulmonar. Portanto o Respirar é seu primeiro aprendizado vital.
A princípio, no espaço intrauterino, as únicas informações que ele tem como referência são os sons do corpo da mãe: batimento cardíaco, a respiração, movimentos peristálticos, circulação do sangue, vozes, deslocamentos e posturas. Sua única orientação está relacionada ao corpo da mãe, por isso o termo "Mãe Terra".                                               
Depois do nascimento é através do tato e do olfato que o bebe começa descobrir o espaço que o cerca. Os cheiros, o contato com a pele, o manuseio, o cuidado, a voz, os barulhos que a mãe produz a sua volta é que vão criando as dimensões de ser. Justamente essas experiências corporais que compensam a imaturidade visual e que possibilitam a percepção de seus limites corpóreos e do outro.
Na medida em que o bebe cresce, ele começa ter o controle motor e uma impressão sobre os que o rodeiam. Assim, ele adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por instantâneas informações sensoriais, reflexos neurológicos básicos, responsáveis pela construção dos esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento. A inteligência é prática.
E esse personagem incorpora aos poucos os aprendizados que se dá pelo sentir!    A experiência é obtida pela exploração manual e visual do ambiente através de ações e imitações. As ações como agarrar, sugar, atirar, bater e chutar ocorrem antes do pensamento, pois tudo está centralizado no próprio corpo.
Observe a criança: tudo o que vê quer pegar e levar a boca, não é? “O pé é tão perto!”, dizia uma professora minha de psicomotricidade, e o significado disso é que nós vamos nos distanciando de nosso corpo na medida que crescemos. Os pés ficam lá embaixo, enquanto a cabeça fica aqui em cima! Deixamos o chão e ficamos em pé e a realidade muda totalmente. Mesmo antes disso, quando o bebe consegue estar na posição sentada, o ângulo de visão e, consequentemente, o de atuação aumentam consideravelmente.
Geneticamente os processos físicos, motores, cognitivos, psíquicos, emocionais e relacionais têm suas incumbências pré-estabelecidas e num arranjo se estimulam reciprocamente, e a criança adquire por ex. movimentos de coordenação viso motora (pegar e segurar objetos) de modo a enriquecer a função anterior.
Com o crescimento e o amadurecimento a criança vai adquirindo o que chamamos de prontidão, que se forma de acordo com a associação das funções que levam à ação. Permitem estar pronto para a automatização de certos movimentos naturais como o andar, cair e levantar, apanhar e jogar; e para outras ações que são apreendidas como levar uma colher a boca assim também como o treino do controle dos esfíncteres.
Não podemos esquecer que no geral todo esse aprendizado pode ser prazeroso ou traumático, pois depende da maneira que vão ser proporcionada essas aprendizagens, sendo determinante para a qualidade de vida de uma pessoa.
Mas, com o passar dos anos, na medida em que vamos ficando mais velhos, se torna frequente não ter tanta agilidade, destreza, mobilidade, como se começássemos desaprender certos movimentos naturais do nosso dia a dia. E num certo momento da existência, quando já somos grandes o suficiente, alguma coisa começa a falhar.
A incontinência urinária é um deles. Acredito que existem muitos fatos que “cooperam” para que isso ocorra, mas se compreendermos melhor como tudo isso procede, talvez possamos diminuir ou eliminar o que se tornou uma síndrome da terceira idade. Detesto rótulos!
 
 
 
O desenvolvimento humano se dá através de uma construção continua de estruturas mentais, sendo que algumas permanecem por toda vida, e um exemplo disso é a motivação que é desencadeadora da ação. E é baseada nessa premissa que quero dar prosseguimento a nossa conversar para compreendermos todo esse processo! Portanto, continua...                                
                                                                                                                            
  Stela M. Faggin, dez/2012
 

 

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